Featured

O começo…

04.11.2019

Foi quando decidi que iria competir. Minto! Foi quando anunciei no meu Insta que ia competir em 2020.

A decisão já tinha sido tomada antes.Acreditem não foi uma decisão feita de ânimo leve e muito menos decidida da noite para o dia. Quando comecei a treinar em 2015, o meu objetivo era completamente diferente, queria perder a massa gorda que tinha, aquela barriga incomodativa e ter um corpo tonificado.Consegui resultados ao final de um mês e isso fez-me continuar. Competição não estava nos meus planos. Aliás para ser bem sincera, nem sequer tinha feito uma única pesquisa na minha vida sobre isso. E eu seguia algumas pessoas nas redes sociais que competiam. Postavam fotos aqui e acolá, mas eu, ainda assim, nem aí. Até achava que corpo de competição não era bonito!Vejam como as coisas mudam quando começamos a abrir horizontes e a ver as coisas de uma perspectiva diferente.

Os meses passaram, o corpo começou a ganhar forma e a busca de mais e melhor foi me acompanhando ao longo dos tempos. Não gosto de estagnar. O bichinho começou a mexer comigo, comecei a pesquisar – não muito. Um dia aqui, outro ali. Nada de especial. Mas já procurava saber um pouco desse mundo.Nunca avancei porque nunca o quis e sabia que não era a melhor altura. Não estava emocionalmente estável e este processo de atleta/competição acarreta muito de nós a nível interior e não só, a nível financeiro também. E as minhas prioridades não estavam viradas para aí. Por isso, para quê tentar se sabia que não estaria a 100%?

Em 2019 procurei paz interior, consegui finalmente encontrar-me comigo mesma e definir prioridades e planos. Fiz uma viagem à Colombia que me fez perceber muita coisa e comecei encarar a vida de uma outra forma Enfim…outros contos…Então as prioridades começaram a definir-se e a competição atravessou-se a meio novamente e sabem quando percebem que é a hora? Que este é o momento certo? Então isso passou-se comigo…

Entrei mais na cena, comecei a ver videos de competição, as ler comentários e entrevistas de pessoas que estavam neste mundo de bodybuilding, comecei a seguir aqueles/as que traziam algum tipo de inspiração, ou pelo estilo de vida, ou pelo corpo bonito, ou pela história de vida, etc…

Com isto, decidi, é agora! A partir do momento que tomei a minha decisão, a minha preocupação” seguinte era encontrar um preparador. Mas não UM preparador, não uma pessoa que só olhasse para mim como “mais uma” para levar a palco. Queria alguém que vivesse isto como eu, que me abrisse os olhos para a realidade, que me criticasse (para o bom ou mal) e que me fizesse ver as coisas como elas eram, ver o processo como um todo, sem floridos!
Não precisei de muito, já seguia um à alguns meses e a impressão que tinha era muito boa e dentro daquilo que procurava. Enviei-lhe um email e haviam de ver a minha cara de estúpida a cada 5 min a olhar para o telemóvel a ver se tinha recebido algum email de resposta. Respondeu no dia seguinte ao final do dia…tinha preparador! YES! Já podia riscar este to do da minha lista. Queria terminar o meu ano com esta parte resolvida para começar 2020 com tudo.

E muito (ou pouco) resumidamente, este foi o inicio de tudo.
Bjs e abraços

Desvio corporal

10.03.2020

Ora pois que já fui a Portugal e já voltei!

Acabei o ultimo post a dizer que estava à procura de vôos e no dia 19/03 acabei por marcar. Fui na primeira semana de Março.

Ao segundo dia de já estar em terras Lusitanas, fui a Aveiro ter com o Tiago, e o que era para ser já não foi, e o treino planeado não aconteceu.

Isto porque em conversa com o Tiago, disse-lhe em tom de brincadeira que tinha um glúteo mais prequiçoso que o outro ao que ele ficou logo desconfiado e perguntou o porquê de eu dizer isso. E então expliquei que quando treinava inferiores sentia sempre um gluteo mais que o outro. ALTO E PÁRA O BAILE! Ele nao disse isso, mas foi basicamente a expressão transmitida.

Resumindo, fizemos alguns exercicios para testar e então foi quando ele detetou que o meu corpo tendia a cair mais para o um lado e isso era visivel nos exercicios com barra e extensão de quadril. Ora estes foram retirados imediatamente do plano.

Foi então que vimos que tenho um desvio no oblíquo direito. Daí achar que o meu gluteo esquerdo era preguiçoso. Como o meu corpo tem um desvio inclinado para a direita, a minha tendência é colocar grande parte do peso desse lado, não criando um balanço muscular simétrico. Ou seja, tenho um lado mais desenvolvido que o outro. Nada muito visivel, mas depois de saber do problema agora parece-me uma diferença enorme!

E agora? O que fazer ?

Tem de ser tratado para que o corpo comece a ganhar simetria novamente. É importante a nível físico e muscular que este pequeno probema seja tratado e também importante para atletas de competição, pois o corpo tem de se apresentar em excelente condição muscular e simetria quando em cima do palco. Ninguém quer ir a palco com a bunda disforme…lol

Tratamento é todo feito por massagem miofascial e alongamentos.

Após a má noticia, fizemos alguns outros exercicios para que o Tiago pudesse usá-los como subsituição dos que estavam agora “proibidos”. Fizemos também uns alongamentos para ajudar no desvio.

Porém, não saí de lá sem fazer leg press 140kg….ía morrendo….o meu coach é loucoooo…

Tem paciência miúda!

15.02.2020

Temos resposta do coach….paciência Joana, é o que precisas! Este é o dia a dia de um atleta, nunca estar satisfeito.

Vejo isso como algo bom e mau.

Bom porque se nunca estamos satisfeitos, tentamos sempre ir em busca de mais e melhor (falando de mim e cada um sabe de si)…

Mau porque não tenho paciênciaaaaaaaa….lol

O Tiago (coach) foi muito simpático nas palavras, e tranquilizou-me. Realmente temos melhorias, mas temos de continuar a trabalhar pois nem sequer estou a comer o suficiente para conseguir aumentar….WOW, como?? E eu a pensar que já comia muito…

Apesar de andar a comer bem, ainda assim perdi peso. Sinal de que o meu metabolismo é acelerado, vejo isso como algo bom, pois quando for para cortar ração ele vai responder de imediato. Gosto disso…

Pois resumindo:

Aumentamos um pouco mais na comida, desta vez foi mais proteina. Um pouco mais nos carbs só ao pequeno almoço, o que eu adoro pois é a minha refeição favorita.

E temos de fazer o trabalho de casa e trabalhar na paciência. Como ele diz, Tudo vem no tempo certo, quando fazemos a nossa parte.

Terminou o email com uma pergunta no ar….vens a Portugal em breve?

Terminei o meu dia a ver vôos…lol

Beijos e Abraços

…mas persistência é o segredo…

14.02.2020 – Parte 2

Nesta mesma manhã, fui identificada num post da professora de posing.

Ela publicou uma foto minha da primeira (e única) vez que lá fui, a explicar a correcta pose de costas.

Olhando para estas imagens, não sei o que aconteceu, mas fez-se um clique na p%&$ da minha cabeça. Espera lá, eu até gosto destas fotos. Se isto foi tirado à um mês atrás e eu tenho vindo a progredir desde então, o que de errado há com as fotos que tirei hoje e que mandei para o coach??

Parva…para não te chamar outra coisa…

A mente realmente prega partidas que “das duas uma”, ou cais e deixas-te ir ou passas por cima e segues em frente. Nem sempre escolhemos a ideal e deixamo-nos levar pelo momento. Foi basicamente isso que me aconteceu hoje cedo.

Recomposta e de mente limpa não pensei mais no assunto! Ao invés de atacar os pontos fracos, decidi analisar as fotos e ver onde e como posso melhorar.

E assim seguimos…vivendo e aprendendo…

Beijos e abraços

Nem sempre será fácil…

14.02.2020 – Parte 1

Update enviado ontem para o coach.

Menos 1kg na balança.

1 mês e quase meio após ter começado a minha preparação, ontem foi daqueles dias em que quando olhei para as minhas fotos acabadas de tirar, só me apetecia chorar.

Ok, o dorsal começa a mostrar algum progresso, mas tudo o resto parece…igual.

 Vamos por partes:

Ombros – no ginásio, Uhuh ombreira, toda saliente e definida. Uau, eu até tiro fotos para registar o momento. Quando chega o dia de mandar fotos para o coach, autêntica FRANGA! Não se vê nada, apenas uns bracitos, magrinhos, brancos como a cal….F%& para isto!

Gluteos – no ginásio e na roupa, tudo no sitio, um bom pump, fico dorida no dia a seguir a cada treino e dura até ao proximo treino. E isto acontece todas as semanas. Penso, estamos a trabalhar bem o músculo, sim senhora…Depois, chega o dia de mandar fotos para o coach….nem sei que diga…

Sou uma pessoa muito critica comigo mesma. Ponto. Às vezes até demais.

Ok, eu sei que tirar fotos às 6h da manhã, sem luz do dia não ajuda em nada. A luz influencia muito na qualidade das fotos, mas ainda assim, PORRA!

Mas o que é que posso fazer, nada? NÃO! Posso continuar o que tenho feito até aqui, puxar por mim e tentar procurar sempre o melhor em mim.

Enviei email para o coach com as fotos, peso atualizado e…o meu desabafo….

Bjs e abraços

Primeiro mês

03.02.2020

Faz hoje um mês que iniciei a minha preparação para competir.

Até agora tudo fino! A semana passada enviei o update ao coach com fotografias tiradas em jejum e o peso atual.

Menos 1.4kg na balança. A nível corporal só ele poderá dizer como estou mas a verdade é que me sinto muito menos inchada e a definição abdominal é bem mais visivel e notória.

Quando enviei o update, enviei também alguns videos de posing para que o coach pudesse perceber a fase em que estava. O feedback foi positivo, no entanto há ainda pontos a melhorar. Precisamos de mostrar mais frente em palco. Aumentou ligeiramente um pouco as quantidades de hidratos em todas as refeições e novo update tem de ser enviado em 3 semanas.

UAU, mais hidratos! Não podia estar mais feliz. Mas eu percebo a estratégia, se queremos “crescer”, temos de comer.

Estou a “saborear” cada fase, cada coisa nova. Acreditem, ando nestas andanças de ginásio há já quase 5 anos, com treinador, sem treinador, agora com treinador novamente, e todas as fases foram e são diferentes. Desafiadoras. Eu gosto disso! É o que me move…desafios, sair da minha zona de conforto. Este mundo de competições vai ser, sem dúvida, um teste de limites a mim própria.

Hoje, tive também a minha segunda massagem miofascial.

Desta vez decidi procurar uma segunda opinião e fui a uma clinica diferente, referenciada por uma colega de trabalho. Não podia ter feito melhor escolha, estava nas mãos certas. Incrivel como só com um simple toque de mãos, estes profissionais conseguem perceber o que está errado no nosso corpo e mais incrivel ainda é o fato de o conseguirem “restruturar”, mais uma vez com as proprias mãos.

Toda eu hoje descrevo-me numa única palavra…“CRACK”. Saí de lá toda estaladinha..mas leve que nem uma pena. Cheguei a casa, adormeci no tapete da sala a ver TV. 😊

Beijos e abraços

‘Practice like you’ve never won, walk like you’ve never lost’

19.01.2020

Domingo de manhã, acordámos, dia de descanso para mim mas não para o babe. Lá foi ele ao ginásio depois de termos tomado o pequeno-almoço e quando regressou seguimos para Galway.

Tinha a sessão de posing marcada das 14h-16h.

A aula foi privada, apenas eu e a Elz estávamos no estudio. Bastante acolhedor e o aquecimento estava ligado o que ajudou bastante uma vez que passei as 2 horas de bikini e sandálias, e o frio lá fora estava de cortar à faca.

Quem pensa que posar são favas contadas está muito enganado, posar não é de todo uma tarefa fácil e senti cada músculo do meu corpo a trabalhar naquelas 2h. Costas então….uuufffff.

No entanto fiquei muito contente com o resultado final, a Elz deu –me muito bons conselhos, ela sabe exactamente os pontos a melhorar e mostra o que fazer para o conseguir.

Muito I-WALK foi feito naquele estúdio, muita pose, muita contração muscular, muita risada, muitas dicas…gostei muito, mas hey, foi a minha primeira vez 🙂

Lição que tenho tirado de todo esta nova experiência de competição:

Enjoy the moment!

E não é que estou a amar cada fase do processo?

Deus é bom!

Bjs e abraços

Shine bright like a diamond…

13.01.2020

O MEU BIKINI CHEGOU!

Aaaahhhhh a felicidade da pessoa a ver a caixa tão desejada.

Abri a caixa assim que cheguei a casa e lá estava ele, guardadinho numa bolsa toda janota.

O cuidado que tive a abri a bolsa e a segurar nele, mãezinha, parecia que estava com um cristal de diamantes na mão…

Fui de imediato experimentar!  Aaaaahhhhh, tão lindo. A perfeição destes bikinis é algo dificil de descrever. Mesmo estando branca que nem cal, e com os quilos em cima que não terei em palco, o bikini acentuou na perfeição, tal como tinha imaginado.

Agora…

Não vou dizer a cor!

Não vou…ainda… 🙂

Chamem-me o que quiserem, mas prefiro manter esta parte para mim, pelo menos por agora…não sou dada a essas cenas de mal olhado nem nada, mas nunca se sabe e agora prefiro deixar como o elemento supresa!

Mas oh Joana, tu ainda nem tens data de competição porque compraste bikini? Porque eu quis!

Estou feliz…muito…

Bjos e abraços

You’ve got mail!

09.01.2020

RECEBI AS MINHAS SANDÁLIAS DE COMPETIÇÃO!

What??

Nem quis acreditar que 2 dias depois de ter encomendado já as tinhas comigo.

Muito menos quis acreditar quando vi o tamanho da caixa…parecia uma caixa de sapatos para criança, juro!

Tive a caixa ao meu lado o dia todo no trabalho, olhava para ela a cada 5 min e só pensava…”ai  meu, como é que o meu pé vai caber ali. O meu sapato é maior que caixa!”

Cheguei a casa e abri logo a caixa…o choque! Hahahahah

Tinha comprado as sandálias de cristal da Cinderela e não sabia, jurooooooooooo!

Mas ela lá foi, armada em princesa..custou de inicio, mas depois foi que nem uma luva!

E o tamanho? Perguntam vocês. P-E-R-F-E-I-T-O! A Elz tinha razão!

Agora vamos esperar pela primeira sessão de posing e ver como me saio!

Bjs e abraços

COMPREI AS MINHAS SANDÁLIAS DE COMPETIÇÃO!

07.01.2020

Uhuhuhuhuh!!

Pois é, dever de casa feito e as sandálias foram compradas para que as possa ter na minha primeira aula de posing.

A encomenda foi feita no site https://www.fmheels.co.uk/

Existem muitos outros sites para comprar este tipo de calçado. O mais conhecido e que mais tenho visto nas atletas portuguesas (e não só) é o Mussa https://mussa.es/en/

Optei pelo primeiro por uma questão de recomendação da professora de dança, mas sou muito in love pelos sapatosda Mussa e muito provavelmente os próximos que tenha de comprar serão lá.

Dica MUITO IMPORTANTE e IMPRESCINDIVEL antes de comprar as sandálias: Comprem o número abaixo do que normalmente calçam.

Fiquei um pouco na dúvida quando a professora de posing me deu esse conselho, mas ela disse-me para confiar, explicando-me o porquê como podem ver aqui:

Ah pois, eu andava-me a perguntar porque raio haviam atletas com sapatos tão grandes em palco. Não ficava bonito. Está explicado! Elas compraram o número que normalmente calçam no dia a dia.

Daquelas dicas preciosas que respeito 🙂 Claro que comprei o tamanho abaixo.

Mais uma vez, resta-me esperar… 🙂

Bjs e abraços

Na procura…

03.01.2020 – Parte 2

No mesmo dia comecei à procura de classes de posing ou de alguêm que desse aulas privadas. Pouco havia e o que encontrei ficava no norte ou no sul da Irlanda. Muito longe para mim. Pesquisei até em ter aulas online, mas seria o mais indicado para mim que nunca posei na vida?

Ora, procurava, procurava…nada. Já estava a ficar sem opções. Quando fazia pesquisas de aulas de posing em Portugal, aparecia um montão de lugares e/ou pessoas que o faziam. Quando fazia a pesquisa por estes lados…bola.

Até que me lembrei de falar com uma pessoa que treina no mesmo ginásio que eu e que é atleta. Ele deu-me um contacto de uma rapariga que dava aulas privadas ou/e de grupo em Galway (cerca de 45min de onde vivo).

Entrei de imediato em contacto com ela e a abordagem não poderia ter sido a melhor. Aliás tenho tido muita sorte em todo este processo com todas as pessoas com quem tenho falado.

Elz (de seu nome) explicou-me tudo tim por tim como funcionava, quantas aulas seriam necessárias, quais as federações e as suas regras de posing, tipo de sandálias que eu precisaria e que seriam essenciais na primeira aula de posing, etc, etc…

Marquei logo, sem pensar duas vezes! Ficámos inicialmente marcadas para uma data em Fevereiro mas no fim foi alterado para o dia 19 de Janeiro, YES! Mal podia esperar!

Próximo passo: comprar as sandálias!

Bjos e abraços

Para mais informações sobre a professora, sigam o Insta dela @posing_with_elz

Design a site like this with WordPress.com
Get started